UERN

Sobre CSAMA

O CSAMA possui os seguintes laboratórios multiusuários:

Laboratório de Preparação de Amostras, nele serão produzidas amostras de acordo com os projetos de pesquisa desenvolvidos por nossos pesquisadores e colaboradores. Este laboratório é composto pelos seguintes equipamentos: 01 capela para a manipulação de reagentes, 01 sistema de água destilada, 01 deionizador, 01 forno mufla e 01 forno horizontal para tratamento térmicos até 1300 ºC (fabricante: Jung, modelo 0113), moinho planetário de bolas de alta energia (fabricante: RETSCH, modelo: PM 100), linha de fornecimento de Gás (H2, N2, O2, He), 02 controladores de fluxo de massas (fabricante: Alicat Scientific, modelo: 16 Series), 01 balança analítica de precisão (fabricante: BEL, modelo: MARK 210A), 01 agitador mecânico (fabricante: FISATOM, modelo: 712), 02 agitadores magnéticos com aquecimento (fabricante: IKA, modelo: C-MAG HS 7), 01 banho de ultra-som (fabricante: UNIQUE, modelo: 1600 A), 01 geladeira (fabricante: Consul, modelo: I Facilite), 01 prensa hidráulica, 01 medidor de pH (fabricante: AJMICRONAL, modelo: AJX-512) e 01 estufa.

Laboratório de Caracterização Estrutural, composto de espaço físico para instalação dos seguintes equipamentos: um Difratômetro de Raios-X (fabricante: Rigaku, modelo: Miniflex II), um Espectrômetro de Fluorescência de Raios-X (fabricante: Shimadzu, modelo: EDX-7000), um Analisador de Área Superficial - BET (fabricante: MICROMERITICS, modelo: ASAP 2020) e um Granulômetro (fabricante: MICROTRAC, modelo: NPA 252). Estes equipamentos foram adquiridos ou estão em processo final de aquisição com recursos de projetos como: CTInfra/FINEP, Pró-equipamentos/CAPES e Jovens Pesquisadores/CNPq. Todos eles têm caráter de equipamentos multiusuários e de uso compartilhado. O Difratômetro de Raios-X é usado nas análises de indexação de fases cristalinas, refinamentos de cela unitária, determinação de tamanho de cristalito e microdeformação de rede, análise quantitativa de fases, determinação/refinamento de estruturas cristalinas. O Espectrômetro de Fluorescência de raios-X é usado na quantificação de elementos da tabela periódica que vão desde o sódio (Na) até o urânio (U). Esta técnica pode ser aplicada a diversos tipos de materiais como: minerais, óxidos, metais, rochas, solos, entre outros. O Analisador de Área Superficial é usado para medidas de área superficial, tamanho de poros, distribuição de tamanhos de poros, volume de poros e calor de adsorção em diversos materiais mesoporosos e microporosos. O granulômetro é usado para obtenção de distribuição e tamanhos de partículas/grãos em suspensão na região de 1 a 6500 nm em materiais na forma de pó.

Laboratório de Microscopia Eletrônica, composto de espaço para instalação de um Microscópio Eletrônico de Varredura de Alta Resolução por Emissão de Campo (MEV-FEG, fabricante: TESCAN, modelo: Mira3 FEG-SEM) com Espectrômetro de Energia Dispersiva - EDS acoplado (fabricante: Oxford Instruments, modelo: PENTAFET PRECISION), Metalizador Au e Revestidor C (fabricante: Quorum Technologies Ltd, modelo: Q150R ES). Estes equipamentos foram adquiridos com recursos de projetos Pró-equipamentos/CAPES e CTInfra/FINEP. Neste laboratório serão feitas imagens de alta resolução e análise química elementar em materiais inorgânicos e orgânicos. O Metalizador/Revestidor é usado na preparação de amostra, depositando uma fina camada de ouro ou carbono sobre a mesma, para melhorar a resolução das imagens no MEV-FEG. O MEV-FEG tem uma resolução de até 1.000.000X (1 nm) que permite um estudo detalhado da morfologia dos materiais cristalinos ou amorfos. O EDS acoplado ao MEV-FEG possibilita uma análise quantitativa elementar localmente, em diversas regiões das amostras. Os elementos da tabela periódica que podem ser quantificados pelo o EDS vão desde o berilo (Be) ao urânio (U).

Laboratório de Espectroscopia, composto de espaço físico para instalação de um espectrômetro Mössbauer - EM (fabricante: WissEl - Wissenschaftliche Elektronik GmbH) e um espectrômetro de ressonância paramagnética eletrônica - EPR (fabricante: Bruker, modelo: EMX Micro 6?/1.2 KW). Estes equipamentos foram adquiridos com recursos do CTInfra-FINEP, Pró-Equipamentos-CAPES e Casadinho-CNPq. O EM é uma técnica que permite uma medida localizada (obtém-se informações das interações elétricas e magnéticas entre o núcleo sonda e sua vizinhança), isto possibilita uma análise refinada das propriedades microestruturais e magnéticas, ampliando os conhecimentos sobre as propriedades físicas de materiais que contém o elemento ferro na composição. O EM tem autonomia para realizar medidas num grande intervalo de temperatura de 10 a 1300 K. O EPR é outra técnica espectroscópica que possibilita medidas do estado de oxidação de metais de transição e radicais livres, usado na caracterização de materiais magnéticos, moléculas orgânicas, datação paleontológica e arqueológica.

Laboratório de Magnetismo, composto de espaço físico para instalação de um magnetômetro de amostra vibrante - MAV, um Sistema de Medidas de Propriedades Físicas - PPMS (fabricante: Quantum Design, Modelo Evercool II), um sistema de medidas de resistividade e impedância elétrica. Estes equipamentos foram adquiridos com recursos de editais como: PPP/FAPERN, Jovens Pesquisadores, Casadinho e Universal do CNPq e CTInfra-FINEP. O MAV tem autonomia para fazer medidas de magnetização e susceptibilidade DC num intervalo de temperatura de 10 à 350K e em campos magnéticos de até 1,5 tesla. Medidas como ciclo de histerese magnética, magnetização em função da temperatura e do tempo podem ser obtidas no MAV em uma grande diversidade de materiais magnéticos. Já o PPMS permite realizar de medidas num intervalo de temperatura de 1,9-400 K e em campo magnético de até 9 Tesla. Este equipamento já vem equipado com as técnicas de Magnetometria de Amostra Vibrante (sensibilidade de 10-6 emu), susceptibilidade magnética AC e de magnetização (ACMS) e sistema medida de resistividade DC. O sistema de medida de resistividade/impedância elétrica tem autonomia para medidas em campos magnéticos no intervalo de -2 a 2 tesla e numa faixa de frequência de 15 kHz a 200 MHz.